quem me comeu a carne
francisca camelo
ed. nova mymosa
um pequeno livro que confirma uma das mais interessantes vozes da poesia actual. será um tanto desigual, com textos que nem sempre dão o que prometem, mas várias vezes vira-se uma página e ali está, o brilho imenso de um grande poema...
o rei-sombra
maaza mengiste
ed. tinta da china
estamos em 1935. as tropas italianas vão invadir a etiópia e uma trama de personagens que se cruzam desfila perante o nosso olhar, num fresco onde o épico e o romântico caminham lado a lado. a beleza do texto é magnética, alternando entre o realismo mais cruel e a emoção quase poética. e ficamos a conhecer o coronel exterminador fucelli, o soldado-fotógrafo navarra, o imperador selassie em fuga, o seu sósia minim (o rei-sombra), e muitos dos que combatem o invasor, sobretudo as mulheres, heroínas improváveis mas eficazes: hirut, aster, fifi, a cozinheira. escrito por uma das descendentes desses resistentes, esta é uma das novelas do ano.
how to pronounce knife
souvankham thammavongsa
ed. bloomsbury
pequenos contos (brilhantes), narrados de um modo muito próprio por uma autora filha de refugiados do laos. neles estão sempre presentea o choque cultural e os inerentes problemas de linguagem e comunicação, mas felizmente alguma ironia e humor dão às histórias um gosto inesperado. uma boa surpresa.
before your memory fades
toshikazu kawaguchi
ed. picador
mais quatro episódios para a saga de um café onde é possível viajar no tempo (mas não no espaço) até que um café arrefeça. a escrita de kawaguchi mantém aquele peculiar encanto, por vezes quase poética. a primeira história é talvez das melhores de sempre.
Sem comentários:
Enviar um comentário
cartografe aqui: