the memory police
yoko ogawa
ed. vintage
numa ilha as coisas começam a desaparecer, primeiro chapéus, depois os pássaros e as rosas. e todos vivem com medo da polícia da memória, que draconianamente assegura o esquecimento de tudo aquilo que desapareceu. uma jovem escritora, consciente de que o seu editor vai ser perseguido, esconde-o em sua casa. mas depois os desaparecimentos tornam-se mais complexos e só a sua escrita pode preservar o passado... grande novela sobre o trauma da perda e o poder da memória, numa distopia inesperada e asfixiante.
the art thief
michael finkel
ed. simon & schuster
relato do percurso de vida de stéphane breitwieser, um personagem que encarna um enigma ainda hoje por explicar. durante alguns anos conseguiu furtar de museus, galerias e lojas centenas de obras de arte, algumas de elevadíssimo valor. nunca procurou as peças mais famosas (quadros ou estátuas) e nunca as colocou à venda no mercado clandestino - apenas as reuniu num sótão, o seu museu particular. foi por fim apanhado e continuam sem resposta perguntas como: mero coleccionador cleptomaníaco? mestre na arte do furto? sociopata dissimulado?
enublado dizes
marcos foz
ed. bestiário
é interessante a comparação com “arca e usura”, o anterior livro-poema do autor. naquele havia como o início de um filme-viagem, com a câmara num longo travelling entre memórias passadas (arca) que cobram juros presentes (usura). aqui adensa-se uma sensação de filme-drama, belo e terrível: os projectores apontam para a máquina registadora do mercantilismo vigente, o actor sabe as suas linhas de cor mas hesita, sente-se como o kafkiano agrimensor perante o impenetrável castelo, presa fácil de matilhas (de) selvagens que o perseguem, enredado por fábulas sobre nada. e que filme é este? que comunidade cinéfila é esta, tão pouco moral afinal? e no final, um close-up como resignação redentora?
collected stories - vol. 2
henry james
ed. everyman’s library
segundo volume dos contos e novelas curtas de james, abrangendo o período de 1892 a 1910. já li o estranho “owen wingrave”, uma variação sobre a tradicional ghost story e tive uma surpresa com “the middle years”, james no seu melhor; entre estas mil páginas estão aqui também obras-primas como “the turn of the screw” e “the beast in the jungle”.
asa: the girl who turned into a pair of chopsticks
natsuko imamura
ed. faber & faber
o universo de imamura no seu melhor: três curtas novelas marcadas por inícios que nunca correspondem aos finais, pela dicotomia real-surreal e pela alienação resultante de desejos não satisfeitos. uma rapariga quer alimentar as pessoas mas ninguém aceita - acaba por transformar-se em árvore e depois em pauzinhos que por fim levam comida à boca das pessoas. outra rapariga nunca é atingida pelos objectos que lhe atiram - acaba por auto-infligir violência e dor. uma terceira rapariga só quer estar deitada no chão, rastejando se necessário - acaba por encontrar um rapaz que faz o mesmo e...
cursed bunny
bora chung
ed. honford star
conjunto de contos de uma das novas estrelas da literatura coreana, que desafia os géneros tradicionais misturando ficção científica, fantástico, terror, realismo mágico, suspense e surrealismo (e algo mais). alguns são verdadeiramente surpreendentes e, talvez por isso, outros ficam um pouco aquém.
Your summaries capture the essence of each book beautifully!
ResponderEliminar