the housekeeper and the professor
yoko ogawa
ed. vintage
novela-maravilha que nunca perde o brilho: uma cuidadora é contratada para gerir a casa (e a vida) de um ex-professor de matemática. este, devido a um acidente, apenas recorda os últimos oitenta minutos que passaram. como se vive com alguém cuja memória é tão curta mas para quem os números mantêm a magia de sempre?
o salão vermelho
august strindberg
ed. e-primatur
por fim li este clássico.
op oloop
juan filloy
ed. snob
uma pequena delícia. acompanhamos o último dia de alguém cuja vida é regida segundo um calendário metódico, preciso e rígido, com tudo – desde refeições até visitas a bordéis – cronometrados ao minuto. porém, quando um atraso insignificante perturba este calendário sagrado no dia da festa de noivado do protagonista, o relógio parece apontar para uma desgraça inexorável. tal como leopold bloom na dublin de joyce, optimus oloop percorre uma bueno aires mitificada onde o tempo se descontrolou...
music stories
vv. aa.
ed. everyman’s library
mais uma colectânea-maravilha da everyman’s, um ovo-de-colombo em reuniões de contos, trechos, textos e poemas dedicados a um tema comum. neste caso é a música, ao som das palavras de woolf, proust, barthelme, flaubert, joyce, nabokov, mansfield, ishiguro e muitos mais.
a estrada
manu larcenet / cormac mccarthy
ed. ala dos livros
não sou grande fã de novelas gráficas (como se diz agora) mas esta é uma excepção. e excepcional, há muito tempo que não via um desenhador conseguir captar tão bem a essência de um livro.
persians : the age of the great kings
lloyd llewellyn-jones
ed. wildfire
ciro, dario, xerxes... eram nomes mágicos quando estudávamos o império persa nos tempos do liceu, que parecia sempre estar aquém do grego e do romano. este livro, muito bem escrito, dá-nos um retrato bem mais fiel da realidade (lembrar que a maioria do que até nós chegou foi relatado pelos gregos, que sempre menorizaram os persas).
Sem comentários:
Enviar um comentário
cartografe aqui: