29 maio 2023






leituras  de  maio





 


 


 


 


 


 




:: notas ::

 

the life and death of ancient cities

greg woolf

ed. oxford univ. press

 

o que nos leva a ser gregários? por que razão, após milhares e milhares de anos de individualismo nómada, nos fixámos em pequenos grupos em torno de terra arável? e o que aconteceu a algumas aldeias para se tornarem centro urbanos? este livro interessantíssimo explora essa “história natural” - a do nascimento, apogeu e queda das grandes cidades da civilização, sobretudo das mediterrânicas, e proporciona pistas para possíveis respostas. apenas um reparo: como é possível que um livro com a chancela de oxford veja a luz do dia contendo tantas falhas gramaticais e gralhas tipográficas?


 

how words get good

rebecca lee

ed. profile books

 

livros sobre livros... como resistir? este é fascinante do ponto de vista editorial (“onde as palavras se tornam boas”), desde o texto inicial até ao aparecimento do livro numa montra. repleto de referências a escritores, pequenas anedotas sobre falhas gramaticais, plágios, as inevitáveis gralhas, o mistério das notas de rodapé, passando pelo drama das traduções, até se chegar à concepção do produto final com a escolha de tipos gráficos e imagens para a capa, ao longo deste livro percebemos como ele nasceu e cresceu, num relato divertido e muitíssimo informativo.


 

levar caminho I

manuel de freitas

ed. averno

 

reunião dos livros iniciais, primeiro de pelo menos três volumes (saga interminável?)

 


whale

cheon myeong-kwan

ed. europa

 

até ao momento, o livro do ano. estamos numa aldeia remota da coreia, num passado recente. e vamos conhecer a vida de geumbok, que persegue um sonho desde que viu uma baleia no mar, e a da sua filha chunhui, que nasceu muda e só consegue comunicar com elefantes. entretanto, uma mulher vende a sua filha a um apicultor por dois potes de mel, uma tempestade revela uma fortuna escondida num telhado, ficamos a saber que a rapariga controla as abelhas, a aldeia ganha uma fábrica de tijolos e um cinema em forma de baleia - palco de uma tragédia anunciada. esta é uma novela maravilha, com algo que lembra o realismo mágico sul-americano, porém narrada com uma originalidade surpreendente, um fresco épico repleto de aventuras bizarras e humor perverso. está na lista restrita para o booker deste ano. sinceramente, gostava que ganhasse.

 


the sorrow of angels

jón kalman stefánsson

ed. maclehose press

 

passaram algumas semanas desde que o rapaz regressou, para devolver ao velho capitão o livro de poesia co-responsável pela morte do seu amigo bárdur. e agora vai acompanhar o carteiro jens numa viagem que vai ser um desafio contra a morte de ambos... segundo livro desta magnífica trilogia, passada no início do séc. xx numa islândia remota, um belo exercício sobre o poder das palavras e a magia da literatura, num texto sempre brilhante que justapõe o diálogo, o monólogo interior e o fluxo de consciência.

 

 

 




Sem comentários:

Enviar um comentário

cartografe aqui: