30 março 2023

 





leituras  de  março






 


 

 
 


 


 


 





:: notas ::

 


provas irrefutáveis da minha inferioridade mental

diogo paiva

ed. cutelo

 

são alguns poemas longos, espaçados por textos mais breves, quase aforismos - e tudo a propósito dessa sã loucura de quem se sabe ser poeta. um grande pequeno livro que contém provas irrefutáveis de que a poesia não se pode comprovar, apenas provar.

 


ex-libris

anne fadiman

ed. penguin

 

dúzia e meia de curtos ensaios sobre livros, prateleiras, citações, bibliotecas, palavras, leituras e tudo aquilo que interessa a um bibliófilo. um pequeno grande livro para quem gosta deles. 

 


vozes

antonio porchia

ed. língua morta

 

completíssima edição dos pensamentos de porchia tornados palavras escritas, essas quase mil e duzentas vozes que não são apenas breves aforismos poéticos e sim um dos retratos mais profundos do que é o cerne da poesia enquanto voz interior e pensamento sem fim. homem íntegro e austero, nunca se disse poeta mas foi-o sempre. neste livro fundamental estão ainda incluídos: um belo prefácio de jorge luis borges, um ensaio de roberto juarroz, entrevistas, testemunhos vários e ainda duas cartas de alejandra pizarnik.

 


the trouble with happiness (and other stories)

tove ditlevsen

ed. penguin

 

reunião de dois livros de contos da autora dinamarquesa, muito subordinados a essa ideia do problema da felicidade estar/ser frequentemente n/aquilo que não se pode ter. conjunto de contos curtos e agridoces, centrados no casamento e na família, em que situações quotidianas (a ansiedade de uma esposa para não acordar o marido, o terror de um rapaz pela perda de uma faca oferecida pelo pai, a dona de casa ciumenta que despede a empregada, o desânimo de uma mãe abandonada por ser obrigada a vender a casa, a rapariga que sonha com um baile de máscaras, etc.) se tornam inesperadamente densas pelos brilhantes retratos (sempre e apenas psicológicos) dos personagens. muito bom, merecia uma tradução em português são e escorreito.

 


idol, burning

rin usami

ed. canongate

 

um relato ficcionado, belo e perturbador, do que é hoje um traço da cultura adolescente japonesa: o culto dos oshi. ganhou o akutagawa de 2020.

 


beat

vv. aa.

ed. do lado esquerdo

 

uma surpreendente e boa selecção de poetas da geração ‘beat’, que tem a virtude de incluir biografias e saber conjugar poemas traduzidos de nomes mais ‘consagrados’ (ginsberg, o’hara, ferlinghetti, brautigan) com outros menos conhecidos (cowen, sanders, corso). 

 







Sem comentários:

Enviar um comentário

cartografe aqui: