30 novembro 2021

 

 



leituras  de  novembro






 


  


 


 


 






:: notas ::

 

red comet

heather clark

ed. vintage

 

monumental biografia, bem escrita e detalhada, inspirada pela vida poética e trágica de sylvia plath. ao contrário de outras tentativas, mais ocupadas em vasculhar os conflitos com ted hughes e a ver neles a explicação para o seu suicídio, aqui seguimos apenas um percurso da vida atribulada e nunca linear, complexa e fértil, de uma mulher frágil com um enorme talento para a escrita, mostrando as suas forças e fraquezas e tornando-a mais humanda. e, mesmo conhecendo o final, lê-se com avidez e surpresa.

 


 

kokuro

natsume sōseki

ed. penguin

 

um clássico da literatura japonesa, na transição da era meiji para o século xx. um jovem universitário conhece um homem mais velho, a quem trata por sensei. fica a saber que este faz visitas periódicas à campa de alguém muito importante no seu passado. o jovem termina os estudos, é obrigado a ajudar o seu pai moribundo e recebe por fim uma longa carta, uma espécie de testamento póstumo deixado pelo seu amigo sensei. e descobre por fim que este se suicidou por não poder suportar mais o desgosto e o permanente sentimento de culpa por ter sido o causador de uma outra morte auto-infligida. cem anos depois, não perdeu brilho nem actualidade.

 


 

the books of jacob

olga tokarczuk

ed. fitzcarraldo

 

felizmente, o maior do ano (novecentas páginas) é também um dos melhores. foi o livro que deu a conhecer a futura prémio nobel, uma incursão no romance histórico com uma versão literária do que foi esse estranho movimento chamado frankismo. em meados do séc. xviii o jovem judeu jakub lejbowicz chega a uma cidade da polónia e, vítima de êxtases e outros delírios místicos, muda de nome e inventa uma persona, jacob frank, que vai renegar o talmude e reinterpretar o zorah e a kabala, obtendo um número crescente de seguidores fanáticos. acusado de traição pelos rabis, vai refugiar-se na turquia, converte-se ao islão e logo depois regressa, abraçando o cristianismo. alguns tomam-no por messias, outros por um mero arrivista, desonesto e dado a práticas imorais. sempre considerada herética pelas várias religiões que adopta, a sua seita vai ser perseguida até à extinção. pelo meio, e como lhe é habitual, a autora narra-nos inúmeros episódios familiares e políticos paralelos, num retrato fascinante de uma europa em mudança acelerada.

 








Sem comentários:

Enviar um comentário

cartografe aqui: