15 agosto 2021

 


 

Isto  é  uma  fotografia  de  mim

 




Foi tirada há algum tempo.
Ao princípio parece ser uma
impressão manchada:

linhas esborratadas e nódoas cinzentas

misturadas com o papel;

 

depois, à medida que a exploras,
vês no canto esquerdo

algo que é como um ramo: parte de uma árvore

(resinosa ou abeto) emergindo

e, à direita, a meio caminho

no que deveria ser um declive

suave, uma pequena cabana.

 

Ao fundo há um lago,

e por trás, algumas colinas baixas.

 

(A fotografia foi tirada

no dia a seguir a me ter afogado.

 

Eu estou no lago, ao centro

da imagem, logo abaixo da superfície.

 

É difícil referir onde

com precisão, ou dizer

se sou grande ou pequena:

o efeito da água

sobre a luz é uma distorção

 

mas se olhares durante tempo suficiente,

eventualmente

serás capaz de me ver.)

 

 




Margaret Atwood

 




(tradução - imperfeita - minha)

Sem comentários:

Enviar um comentário

cartografe aqui: