07 julho 2019





joão gilberto
(1931-2019...




soube há pouco e fiquei triste. para mim, com o adeus de joão gilberto 
a música brasileira acabou. não me venham com o chico e o caetano e
a betânia e não sei mais quem. não sei explicar, mas nunca gostei do
que se costuma chamar de "música popular brasileira" - e, todavia,
a-d-o-r-o bossa nova. para mim é como o jazz ou os meus queridos
azuis e toda a música que realmente importa. como diz o meu primo
fernando, poucas vezes na história da música um simples intérprete
terá conseguido subverter o cânone e tornar-se ele próprio o cânone. 
ele era apenas aquela dupla, feita de voz e violão, o triunfo inesperado
da simplicidade envolta num lirismo sonhador. e graças a ele todos nós
pudemos ser heróis por um dia, nós os milhões de desafinados que no
banho arriscávamos trautear as suas canções. a bossa nova não passou a
velha, simplesmente deixou de ser, porque ele é irrepetível. e fiquei triste.











2 comentários:

  1. Também fiquei...mas acho que os outros nomes também são importantes.
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. são poucos os discos de música brasileira cá em casa; todos dele :)

      Eliminar

cartografe aqui: