30 novembro 2023

 




leituras  de  novembro







 














:: notas ::

  

aliss at the fire

jon fosse

ed. fitzcarraldo

 

escrito no começo do milénio, este belíssimo texto constitui uma primeiras incursões de fosse na novela curta, após alguns anos mais dedicados ao teatro. numa narrativa contínua, quase onírica, ficamos a saber que uma mulher ainda espera pelo homem, mais de vinte anos após o seu desaparecimento nas águas de um fiorde. e nessa espera , em que a memória do homem continua activa, ficamos a saber a história da sua trisavó, do seu tio avô que também se afogou quando era criança e da presença do legado familiar no imenso peso da solidão.

 


we have always lived in the castle

shirley jackson

ed. penguin

 

cheguei tarde a miss jackson? provavelmente. e procurei uma edição nacional, mas só encontrei uma versão em acordês, novilíngua que não domino. e foi assim que dei com a merricat blackwood... a par do holden caulfield do salinger, passa a ser uma teenager do coração.

 


a casa sombria

charles dickens

ed. e-primatur

 

em conjunto com os cadernos de pickwick, mais um capítulo no saboroso regresso ao universo de dickens...

 


the lottery and other stories

shirley jackson

ed. penguin

 

belíssima e divertidíssima recolha de contos. não apenas pela bizarra distopia inerente a “the lottery”, mas sobretudo por autênticas pérolas como “the daemon lover” e “my life with r. h. macy”, três exemplos do que deve ser um conto e que merecem incorporar qualquer antologia.

 

 




12 novembro 2023

 



 

Sei que soa igual

 

a análise
sintáctica

ou a de urina

ou a morfológica

ou a de sangue

oferecem resultados idênticos

 

mas não te enganes:

tu e eu já não falamos o mesmo idioma.

 

 

 



José María Zonta