22 julho 2014






fábula  da  rapariga  que  lê





sempre soubeste o que só agora tens coragem de escrever: procuras a rapariga que lê. não sabes quem é mas sabes como é. não imaginas como vai ser, mas pensas nisso sempre que entras numa livraria. vês aquela rapariga que passa os dedos pelas estantes? é ela, a rapariga que lê. e pode vir a ser a tua rapariga. sim, tenta namorar a rapariga que lê, a que gasta mais dinheiro em livros do que pode. e tem muito mais livros que roupas e sapatos. que a primeira coisa que faz quando abre um livro é cheirá-lo, inalar as palavras. está ali a rapariga que lê, mesmo de pé num transporte público. é fácil namorar uma rapariga que lê. e é bom oferecer-lhe certas palavras como prenda, em poemas de que gostas. namora uma rapariga que lê, ela vai abrir-te também, como se fosses um livro antigo, os teus sonhos vão ser lidos como nunca o foram: tu sabes que nas suas mãos podes ser sempre uma outra história. porque a rapariga que lê sabe que és um capítulo na vida do seu livro. procura-a por aí, ou não. se tiveres sorte e mereceres, vais encontrá-la. e quando encontrares uma rapariga que lê, fica com ela, e nunca, mas nunca nunca a percas. ainda não sabes, mas vais ser tão feliz que te irás perguntar todos os dias por que razão não a encontraste (ou ela não te leu) mais cedo. a rapariga que lê é como uma canção pop, com voz de mel e lábios de açúcar. namora uma rapariga que lê porque com ela os dias passam a ser livros que podes ler a dois. se tens o sonho de um mundo onde as letras são pedras preciosas reunidas em colares de palavras que são, tal qual o amor, a única razão de ser das coisas que houve, há e ainda haverá, então namora uma rapariga que lê. ou, melhor ainda, namora uma rapariga que escreve.








[ há mais de um ano li um texto na net sobre "a rapariga que lê", cujo autor desconheço. reproduzo aqui algumas frases, o resto foi-me aparecendo enquanto as transcrevia e olhava o quadro de hopper ]

8 comentários:

  1. Suspeito que muitos homens preferem ficar com as raparigas que não lêem nem escrevem. :)

    ResponderEliminar
  2. E o que custa encontrar uma rapariga que lê...

    ResponderEliminar
  3. Primeiro, está fabulosa, José Luís;)
    Depois, surgiram-me duas dúvidas:
    - Será fácil conquistar e namorar a rapariga que lê? E sobretudo a rapariga que lê e escreve? Ela não terá tendência para, muitas vezes, criar um mundo à parte a que a paciência dele não resista?
    - Será que é mais desafiante e exigente (e por isso melhor, acho) conquistar e namorar a rapariga que lê e escreve? É que ser outra história nas mãos dela, ou outro capítulo na vida do seu livro e ainda deixar que ela o abra como se fosse um livro antigo, não é para todos.
    Portanto, talvez não seja descabido ver o outro lado das coisas e deixar um aviso às meninas: procurem e namorem os rapazes que lêem e sobretudo aqueles que lêem e escrevem. Assim, talvez se evitem muitos erros ortográficos e de concordância;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas quem falou em conquistar? só falei em namorar a rapariga que lê… (não compliquemos) ;)

      Eliminar
  4. Esta fábula é soberba. Atrevo-me a acrescentar que uma rapariga que ama os livros saberá amar um homem. Daí fazer todo o sentido namorar a rapariga que lê. :-)
    Abraço, josé luís

    ResponderEliminar

cartografe aqui: