24 fevereiro 2016







[ leituras ]









“quartos alugados”
alexandre andrade
ed. exclamação



ando muito viciado em livros de contos, é verdade, e tive a sorte de encontrar este pequeno tesouro escrito em português. trata-se de um conjunto de histórias que gira à volta de uma ideia-tronco comum: a de um tempo do corpo no espaço que é um quarto.
há histórias para todos os gostos: em quartos alugados, quartos escuros, quartos esquecidos, quartos estrangeiros, quartos revisitados, quartos sonhados e, pelo meio, há literatura e uma prosa rica em mil e uma referências: proust, beckett e borges (o conto “sul” é uma revisitação quase perfeita de “o aleph”), discussões filosóficas, gastronomia, música, e uma geografia dos quartos que vai de lisboa a paris, passando por coimbra, tondela, braga e outras cidades (em) que (se) abrigam os quartos.
a maior surpresa, para além da riqueza da narrativa, foi para mim o estilo: uma prosa limpa, com um ritmo peculiar e uma escolha de palavras e adjectivos sem mácula. em português – e não acordês. o facto de ser professor universitário (e de física, note-se) ainda mais sublinha a originalidade desta escrita de um autor que, desconfio, não quer(eria) de todo ser um escritor.






6 comentários:

  1. Também gosto contos. Este parece-me uma boa proposta de leitura. Obrigada. :)

    ResponderEliminar
  2. Mais uma proposta para a lista.
    Estou aqui curiosa com outra coisa: como tirou uma foto tão limpa do livro? Sei que não é fácil fotografar bem os livros por causa das sombras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tiro as fotografias de todos os livros das [leituras], mas esta por acaso não é minha (por isso ficou tão bem) :P

      Eliminar
  3. Conheces estes outros quartos?
    http://fasvs.pt/exposicoes/view/13

    ResponderEliminar

cartografe aqui: