10 janeiro 2016






[ leituras ]









“the penguin book of the british short story”
ed. philip hensher
penguin classics


não contando com a poesia, o conto será talvez o meu género literário preferido. por essa razão esta foi a minha prenda de natal favorita – ofereci-a e recebi-a. 
em dois volumes primorosamente encadernados, de bom papel, impressão cuidada e num total superior a 1500 páginas, de daniel defoe até zadie smith aqui são englobados quase 100 contos, naquilo que fica a ser a mais exaustiva colecção de “short stories” inglesas alguma vez publicada. a escolha selectiva de philip hensher será discutível, mas não foram esquecidas algumas pérolas de nomes tão distantes, em tempo e estilo, como trollope, dickens, stevenson, conan doyle (sim, sherlock holmes num pequeno enigma), conrad, chesterton e kipling, passando por waugh, maugham, dahl, greene, naipaul, os dois amis, lessing, byatt e tantos tantos outros. 
optei por não seguir a ordem cronológica proposta nos dois volumes, vou lendo conforme me apetece, intercalando estes contos com outras leituras. e alguns revelaram-se mesmo uma grande e boa surpresa, sobretudo quando se trata de autores que desconhecia: casos de ada leverson e viola meynell, por exemplo, com uma escrita inesperada. e, claro, agora tenho leitura para muitos meses.





3 comentários:

  1. Obrigada pela partilha. Fica na minha lista. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;)
      encomendei-os na amazon, mas penso que existem na fnac on-line

      Eliminar
  2. Excelente, obrigado pela partilha.
    Gosto muito de "short stories".:)

    ResponderEliminar

cartografe aqui: