25 novembro 2014





…entretanto, festeja hoje 169 risonhíssimos outonos o meu querido amigo eça de queirós. 

é pena estares longe, josé maria, queria dar-te um abraço e dizer-te que este teu é um país catita, menino, chic a valer.




“Essa é outra! - Gritou Ega atirando os braços ao ar. – É extraordinário! Neste abençoado país todos os políticos têm imenso talento. A oposição confessa sempre que os ministros, que ela cobre de injúrias, têm, à parte os disparates que fazem, um talento de primeira ordem! Por outro lado a maioria admite que a oposição, a quem ela constantemente recrimina pelos disparates que fez, está cheia de robustíssimos talentos! De resto todo o mundo concorda que o país é uma choldra. E resulta portanto este facto supracómico: um país governado com imenso talento, que é de todos na Europa, segundo o consenso unânime, o mais estupidamente governado! Eu proponho isto, a ver: que, como os talentos sempre falham, se experimentem uma vez os imbecis!”



- Eça de Queirós, in "Os Maias"






4 comentários:

  1. Impressionante: podia ter sido escrito hoje!
    E achei imensa piada ao "país catita, chic a valer";)
    (Ah, e ando desconfiada que o José Luís, para além dos cadernos com apontamentos biográficos dos músicos, também tem blocos de notas sobre os escritores: Mas quem é que se iria lembrar dos 169 anos do Eça, que nem é um número redondo? Isto é que é mesmo chic;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não tenho qualquer caderno com apontamentos, apenas leio essas efemérides por aí.
      o catita e o chic a valer devem-se ao facto de ser eu próprio um queiroseano ;)

      Eliminar
  2. Ahahahahaha!!!!!! Continuamos na mesma, só estamos mais moderninhos na parte tecnológica. Quanto às mentalidades, o Eça que o diga!!!!

    ResponderEliminar

cartografe aqui: