20 julho 2014






esta canção foi escrita por edu lobo, com letra de chico buarque. e é dos poucos, muito poucos, casos em que me parece uma reinterpretação (pois não se trata de uma simples cover) conseguir suplantar o original. para além do detalhe técnico raro do fraseado do baixo ser ascendente, há ainda essa extraordinária coincidência – e não propositada, como o confessaram os autores – da nota mais aguda coincidir com a palavra céu e a mais grave com a palavra chão. e entre um e outro, ficamos suspensos.



Olha

Será que ela é moça

Será que ela é triste

Será que é o contrário

Será que é pintura

O rosto da atriz
Se ela dança no sétimo céu

Se ela acredita que é outro país

E se ela só decora o seu papel

E se eu pudesse entrar na sua vida

Olha

Será que é de louça

Será que é de éter

Será que é loucura

Será que é cenário

A casa da atriz

Se ela mora num arranha-céu

E se as paredes são feitas de giz

E se ela chora num quarto de hotel

E se eu pudesse entrar na sua vida

Sim, me leva pra sempre, Beatriz

Me ensina a não andar com os pés no chão

Para sempre é sempre por um triz

Aí, diz quantos desastres tem na minha mão

Diz se é perigoso a gente ser feliz

Olha

Será que é uma estrela

Será que é mentira

Será que é comédia

Será que é divina

A vida da atriz

Se ela um dia despencar do céu

E se os pagantes exigirem bis

E se o arcanjo passar o chapéu

E se eu pudesse entrar na sua vida






4 comentários:

  1. Pois, ainda há poucas horas vi uma entrevista num canal Cabo - Canal Q - na qual o Mário Laginha falava precisamente nisto. A seguir passou o vídeo, que já conhecia, mas gostei de recordar, tal como agora.
    Já que o José Luís trouxe aqui uma canção com letra do Chico Buarque, posso deixar a sugestão de leitura de livros da sua autoria? Em primeiro lugar, sem dúvida que colocaria "Leite Derramado". Muito bom. Lê-se muito bem, apesar da profundidade, ou precisamente por causa dessa densidade. A seguir, sugiro "Estorvo". E para quem quiser ir ao terceiro, tem "Budapeste".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu soube daqueles detalhes por uma entrevista que fizeram ao laginha e à m. joão quando o disco apareceu. ;)

      Eliminar
  2. Entre o chão e o céu vai uma distância tão grande que as vezes só apetece voar :))
    Bela música.

    ResponderEliminar

cartografe aqui: